Tratamentos

Dermatologia Cirúrgica

A dermatologia é uma especialidade clinica cirúrgica, assim sendo, cabe ao dermatologista diagnosticar e retirar lesões como verrugas, “pintas”, cistos, lipomas, tumores benignos e malignos, unhas encravadas, etc. Para a retirada dessas lesões, utiliza-se várias técnicas cirúrgicas que são a eletrofulguração, criocirurgia, cauterização química, exérese cirúrgica da lesão e outros. Cabe ao dermatologista a escolha da melhor técnica para cada caso.

 

Peeling
Os peelings podem ser químicos ou mecânicos. Também podem ser superficiais, médios e profundos. Os “peelings“ químicos utilizam substâncias que destroem superficialmente ou profundamente a pele. Haverá descamação e troca da pele. Os peelings mecânicos podem ser realizados por aparelhos como o “peeling” de cristal, diamante e o dermoabrasão, em que utiliza-se um dermoabrasor ou “lixas” apropriados para a remoção mais profunda da pele. Estas técnicas são indicadas para tratamento de manchas, acne e envelhecimento da pele. Podem ser feitas isoladamente ou associados a outras técnicas como o laser.

Laser
Os lasers são tratamentos extremamente eficazes em caso de depilação definitiva, rejuvenescimento, olheiras, manchas, vasos, estrias e cicatrizes de acne em geral. O uso do laser aliado a outros tratamentos pode ter resultados impressionantes. Existe um laser adequado para cada alteração cutânea, e cabe ao dermatologista indica-los.

Dermoabrasão
É o lixamento da pele realizado por aparelho com motor de alta rotação acoplado a lixas ou escovas diamantadas. Tem por objetivo um lixamento profundo e portanto um dos mais eficazes para as cicatrizes da acne. Também pode ser utilizado para estrias, rinofina, cicatrizes hipertróficas, envelhecimento da pele, rugas e outras dermatoses.

Dermatologia Estética

Preenchimentos
O preenchedor mais comum é o ácido hialurônico. Existem vários fabricantes e deve ser utilizado aqueles obtidos por engenharia genética, em que não há possibilidade de provocar “alergias cutâneas”. Estes são preenchedores temporários que deverão ser reaplicados a cada 8 a 12 meses. Os locais de aplicação são os lábios, rugas ao redor da boca, o sulco entre o nariz e as bochechas, o canto da boca (bigode chinês), entre outros.

Estrias
As estrias podem aparecer em homens e mulheres e são causadas pelo rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina. Existem graus de intensidade e quanto mais cedo forem tratadas, melhores são os resultados. Os tratamentos podem ser feitos com peeling de cristal, peelings químicos, corrente contínua, mesoterapia e laser, sempre associados a uso de cremes.

Celulite, Flacidez da Pele e Gordura Localizada
A celulite está diretamente ligada a gordura localizada. Ela é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, além de alterações na circulação, que causam o aumento do tecido fibroso com aspecto ondular. Para o tratamento, pode ser utilizado mesoterapia, ultrassom, drenagem linfática, eletrolipoforese e outros. A flacidez da pele é tratada com sessões de radiofrequência, que através do efeito da corrente elétrica alternada de alta frequência, induz calor nos tecidos dérmicos.

Olheiras
As olheiras podem ser tratadas com peeling suaves, preenchedores, “lasers” associado a medicamentos de uso local.

Tratamento das mãos
São utilizados laser, peelings, radiofreqüência, nitrogênio liquido associado a medicamentos de uso local.
Aparelhos utilizados nos tratamentos estéticos
‣ Harmony XL (Laser) – Com tecnologia altamente avançada , é ideal para tratamentos de rejuvenescimento, depilação definitiva, lesões pigmentadas, fungos nas unhas, cicatrizes, melasma, etc.
Contamos com diversas ponteiras:

http://www.lbtlasers.com.br/images/ponteiras/thumbs_med/aft540_145757.jpg- AFT-540 (luz pulsada): Indicada para tratamento de lesões vasculares e pigmentadas

 

 

 

 

 
http://dermatologiaicarai.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Pixel-2940.png- Pixel: Indicado tratamento de rugas e cicatrizes de acne

 

 

 

 
 
http://www.lbtlasers.com.br/images/ponteiras/thumbs_med/elektra_153605.jpg- Elektra: Tratamento de olheiras, melasma, lesões pigmentadas profundas, remoção de tatuagens;

 

 

 

 

http://www.lbtlasers.com.br/images/ponteiras/thumbs_med/shro_pro_160640.jpg- SHR PRO: Depilação com resultados superiores, sessões rápidas e sem dor;

 

 

 

 

 

 
‣ Hertix (Radiofrequência) – Indicado para flacidez da pele, rugas, celulite, fibroses, sequelas da acne e aderências.

‣ Ultrassom (Avatar Cuatro) – Atua em tratamentos estéticos e fisoterapêuticos, e é ideal para gordura localizada, celulite, reabsorção de hematomas e pré intervenção cirúrgica.

‣ Peeling Cristal – É um aparelho que utiliza cristais de hidróxido de alumínio, fazendo uma microdermoabrasão, e propiciando a renovação da camada superficial da pele. É indicado para tratamentos de sequelas de acne e cicatrizes pós-trauma, sulcos e rugas superficiais e profundas (rejuvenescimento), hipercromias (manchas) em geral, estrias e poros dilatados.

‣ Ulthera – O único procedimento aprovado pela Anvisa para lifting. O Ulthera não causa dano à superfície da pele. Ele atinge diretamente as camadas profundas, como acontece em um lifting cirúrgico. Reposiciona o tecido muscular e induz a produção de colágeno, levando ao enrijencimento da pele. Entre 3 e 6 meses os resultados começam a aparecer, e a reaplicação do tratamento é anual.


‣ CoolSculpting® – O aparelho foi o primeiro tratamento de redução de gordura sem cirurgia ou não invasivo aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). O equipamento, criado por estudiosos da Universidade de Harvard (EUA) realiza um resfriamento controlado de regiões específicas, com gordura localizada. O CoolSculpting® conta com diferentes tamanhos de copo aplicador, ou seja, painéis de resfriamento, que são posicionados junto à área a ser tratada. Com apenas uma aplicação, é possível perder para 20 a 25% da gordura selecionada pelo CoolSculpting®. O equipamento também já tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Registro do equipamento VR Medical: MS 8.010.251.086-2.
Para obter mais informações, clique na imagem abaixo

Criolipolise

Dermatologia Clínica

Acne
É uma doença inflamatória que acomete principalmente a face, e é muito comum na adolescência. Caracteriza-se pelo aparecimento de “cravos” e ”espinhas”. O estresse emocional, cremes e produtos muito gordurosos e oclusivos (Minancora , Hipoglós , etc.), suplementos com anabolizantes, excesso de vitamina B, antidepressivos e alguns anti-inflamatórios podem propiciar ou piorar a acne. Há tendência genética para o seu aparecimento.

O tratamento da acne pode ser realizado com antibióticos e queratolíticos, utilizados por via local ou oral dependendo da extensão da doença. A Isotretinoina oral só pode ser receitada por médico, neste caso, são necessários exames de sangue freqüentes e, nas mulheres, cuidados com a gravidez. Peelings químicos (ácidos), físicos (cristal, diamante), e laser também opções terapêuticas. O tratamento complementar como a limpeza de pele também é de suma importância.

A acne na mulher adulta, em geral é causada por problemas hormonais (tumores do ovário, ovário policístico e alterações na glândula adrenal). Existe maior incidência entre os 25 e 40 anos. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos específicos e também tratando o problema hormonal.

Tratamento das cicatrizes da acne – É sabido que quanto mais tarde se inicia o tratamento da acne maior a possibilidade de aparecimento das cicatrizes. Estas apresentam-se de várias formas, e cada uma delas terá um tratamento específico. No arsenal terapêutico cirúrgico das cicatrizes da acne, inclue-se o dermoabrasão, peelings químicos profundos, laser, inúmeras técnicas cirúrgicas (punch elevação, enxertos de pequenas cicatrizes, subincisão, preenchimento de alguns tipos de cicatrizes). Todos esses procedimentos são de muita valia e em geral utiilizados de forma combinada, após a avaliação do dermatologista.

Alterações das unhas
A doença mais comum das unhas são as micoses. Traumas diversos (como uso de calçados apertados), doenças cardíacas, respiratórias, psoríase, líquen plano, também provocam alterações nas unhas.

Micoses
São infecções causadas por fungos que podem acometer a pele, a unha e os cabelos. São comuns em locais de clima quente e úmido. É uma doença contagiosa que se não for tratada adequadamente, pode trazer desconforto e mal estar. A micose mais comum é a “pitiríase versicolor”, também conhecida como micose de praia. Ela é mais comum no verão quando o calor e o suor favorecem o seu aparecimento. O tratamento é feito com antimicóticos locais e/ou orais dependendo da extensão da doença. Um outro tipo de micose da pele é conhecida popularmente como impigem. São lesões ovalares com a borda vermelha e com descamação que coçam muito. Podem ser transmitidas por gatos e cães, ou adquiridas em contato com a terra e plantas. Geralmente aparecem na virilha, bolsa escrotal e outras partes do corpo.

‣ Micose das unhas – Também conhecida como onicomicose, acometem a unha provocando o engrossamento (“massa” sob a unha), amarelamento e descamação. O tratamento é demorado e geralmente utiliza-se medicação por via oral e local, esta sob a forma de esmaltes antifúngicos.

‣ Micose do pé – Uma das mais comuns é a “frieira” que provoca maceração, vermelhidão e muita coceira entre os dedos. É comum nas pessoas que suam nos pés e usam calçados fechados. Um outro tipo é o chamado “pé de atleta” que se caracteriza por descamação na planta dos pés e confundida com ácido úrico. As micoses dos pés são tratadas com antimicóticos, geralmente de uso local e eventualmente também por via oral.

‣ Micose do couro cabeludo – É mais comum entre crianças e são altamente contagiosas, provocando epidemias em escolas, creches, orfanatos. No local da micose o cabelo fica mais curto e quebradiço. O tratamento é geralmente por via oral.

Melasma
São manchas escuras que acometem principalmente o rosto, mas também pescoço, colo e braços. Nas mulheres grávidas, devido às mudanças hormonais, são chamados de cloasmas. A mancha escura pode estar localizada na zona superficial ou profunda da pele. A causa do melasma é desconhecida, mas fatores genéticos, raciais, hormonais e ambientais como a radiação ultravioleta podem ser influentes. O tratamento deve ser iniciado cedo, pois com o passar do tempo a mancha fica mais profunda e portanto, mais difícil de ser tratada. Os “Peelings” se mostram eficazes no tratamento e têm como função a remoção de melanina. Devem ser superficiais e geralmente combinados (mais de um tipo). “Peelings” agressivos podem provocar queimaduras e a piora do melasma. O laser também pode ser utilizado, com a finalidade de romper os grânulos de melanina, reduzindo as manchas. São aplicados quinzenal ou mensalmente com resultados animadores. O tratamento do melasma é difícil, prolongado, onde se utiliza, às vezes, as técnicas descritas anteriormente, concomitantemente, para que assim possam atingir resultados melhores.

Alterações do cabelo
A queda dos cabelos pode estar relacionada à fatores genéticos (calvície), hormonais (doença da tireóide), anemia, emagrecimento, estresse e outras causas. O Dermatologista está apto a detectar a causa e instituir o tratamento adequado.

‣ Calvície – Acomete homens e mulheres e pode começar na puberdade. Tende a ser hereditário ou adquirido através do efeito colateral de medicamentos, tais como: quimioterapia para câncer; anticoagulantes; anticonvulsivantes; antitireoidianos; betabloqueadores; antidepressivos; contraceptivos; entre outros. O tratamento da calvície masculina é com finasterida ou dutasterida. A finasterida é um medicamento seguro e eficaz, porém cerca de 1% dos homens podem ter diminuição do libido no início do tratamento.

‣ Queda normal de cabelo – Há cerca de 150.000 fios de cabelo no couro cabeludo e crescem cerca de 1 centímetro por mês. O ciclo do cabelo é contínuo e alterna atividade e crescimento, com repouso e queda. 90% dos cabelos estão na fase de crescimento, enquanto os outros 10% ficam em repouso, preparando-se para cair, quando são, automaticamente repostos.
São causas de queda dos cabelos a anemis,doenças da tireóide – Hipotireoidismo, infecções, dietas radicais, cirurgias, febre, estresse acentuado e medicamentos, química de alisamentos, tinturas ou permanentes do cabelo.

Dermatite seborréia
É uma doença crônica, não contagiosa, que atinge as áreas seborreicas do corpo, tais como o couro cabeludo, a região central do rosto, atrás das orelhas, a região peitoral e outras. Há predisposição genética para o seu aparecimento. No couro cabeludo provoca descamação e coceira, conhecida popularmente como “caspa”. Também pode atingir cílios, sobrancelhas, canto do nariz. Piora com calor, umidade, estresse emocional, obesidade. Seu tratamento consiste em medicações de uso local.

Câncer da pele
O câncer da pele é o crescimento anormal das células da pele. Existem vários tipos, os mais freqüentes são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, o mais grave de todos. O principal fator de risco é a exposição ao sol, e o tabagismo, principalmente para o carcinoma espinocelular.

Dermatoviroses
Uma das dermoviroses mais comum é o herpes. Existe 2 tipos de herpes, o herpes simples e o herpes zoster. O herpes simples é aquele que atinge os lábios e em menor número de pessoas, a região genital. Se caracteriza pelo aparecimento de “bolinhas” agrupadas sobre base vermelha. Geralmente é precedido por ardência e coceira. Tende a reaparecer na mesma região. O tratamento se faz com antivirais tópicos e/ou orais. Herpes zoster, também conhecido por “cobreiro”, é causado pelo mesmo vírus da catapora que permanece inativo no nervo. Se caracteriza por bolhas seguindo o trajeto dos nervos acompanhado de muita dor e só ocorre uma vez, ao contrário da herpes simples. O tratamento é feito com antivirais orais que deve ser iniciado nas primeiras 48 horas de aparecimento da doença.

Dermatologia pediátrica
As mais comuns dermatoses da infância são as alergias (dermatite atópica, as picadas de inseto), micoses, viroses, sinais, hemangiomas e outros. As alergias às picadas dos insetos (formigas, mosquitos, pulgas e outros) são muito freqüentes, atingem principalmente os braços e pernas com muitas lesões vermelhas elevadas que coçam muito e tem tendência a inflamar. O tratamento é feito com medicamentos tópicos e orais e eventualmente com uso de vacinas.

Doenças sexualmente transmissíveis
‣ Herpes simples – O mais comum é o herpes simples tipo 2, aquele que acomete a região genital, tanto no homem como na mulher. No homem as regiões mais comuns são a glande e a perianal. Na mulher os grandes lábios, vulva e a vagina.

‣ Condiloma acuminado (Verrugas genitais).

Hanseníase
É uma doença infecciosa, antigamente chamado de lepra. É caracterizada por manchas claras ou vermelhas, sem sensibilidade, onde não há transpiração e há perda de pelos. Acometem qualquer parte do corpo e com o tratamento específico é totalmente curável.

Psoríase
A psoríase é uma doença crônica da pele que se caracteriza por placas vermelhas, com descamação acentuada, que coçam pouco ou não coçam. Pode acometer qualquer parte do corpo, como o couro cabeludo, a pele, as unhas e até as articulações. Seu tratamento é demorado, com períodos de piora e melhora. Existem vários tipos de tratamentos, somente de uso local, uso de ultravioleta, vitamina A ácida e recentemente os imunobiológicos.

Vitiligo
É uma doença dermatológica caracterizada por manchas brancas que podem aparecer em qualquer parte da pele, mucosa e couro cabeludo. Causa frequentemente sérios problemas psicológicos. O tratamento do vitiligo vai desde a utilização de tratamento somente local até o uso oral, exposição à radiação ultravioleta. Também há a utilização de drogas recentes como o tracolimus, pimecrolimus e outros.

Alergias da pele
São os eczemas ou dermatites de contato, atópico, que são placas vermelhas que minam líquido e que coçam muito. Outras alergias são as urticárias que são placas vermelhas, “empoladas” que coçam muito, e que aparecem e desaparecem rapidamente.

Fotos da Clínica